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Cartão estimula empreendedorismo

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 O Nordeste é, sem dúvida, uma das regiões mais promissoras para o mercado de meios eletrônicos de pagamento. De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o número de transações com cartões de crédito e débito entre janeiro e julho deste ano na região deve superar a marca de 850 milhões, com crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

 O faturamento com as transações eletrônicas no mesmo período deve ter crescimento em torno de 20%, fechando em cerca de R$ 81 bilhões. Há mais gente utilizando cartões de crédito para pagar suas compras nos estados nordestinos, mas o tíquete médio (gasto médio por cartão) também aumentou, em torno de 5%. Nos cálculos da Abecs, a média de gasto por cartão no Nordeste é de R$ 96, maior do que a média do Sudeste, a região mais rica do País (R$ 87).

Há uma explicação lógica para o fenômeno: a região Nordeste tem mostrado taxas de crescimento econômico acima da média do País, com consequente aumento do poder aquisitivo da população. Mas as razões não são apenas de ordem macroeconômicas. O crescimento do mercado de cartões híbridos – cartões de estabelecimentos comerciais com bandeiras Visa, Mastercard ou Amex – e a abertura do mercado para adquirência estão diminuindo a concentração no setor e permitindo uma concorrência maior entre os emissores. Como toda concorrência, isto já começa a beneficiar o consumidor final.

As redes regionais de varejo nordestinas e bancos que não atuavam como emissores de cartões de crédito estão começando a ter interesse cada vez maior em ofertar seus próprios cartões a consumidores e correntistas. Isto não apenas cria um novo meio de crédito rápido, aumentando o acesso da população a bens de consumo, como estabelece uma concorrência saudável entre os emissores. Não podemos esquecer que são eles, os emissores, que estabelecem os parâmetros para os cartões de crédito que oferecem ao público. São eles que decidem para quem conceder o crédito, que limites conceder e que taxas de juros cobrar no parcelado ou rotativo, de acordo com o perfil de cada cliente. Quanto mais opções o consumidor tiver para escolher seu meio de pagamento, melhores serão as condições que os emissores terão que oferecer.

Numa ponta, o cartão de crédito e a maior abertura do mercado de meios eletrônicos de pagamento estimulam o empreendedorismo por permitir que redes regionais de médio porte também tenham seus próprios cartões e passem a ofertar para o consumidor não apenas um produto ou serviço, mas um meio para que ele possa adquiri-lo. Por outro, os cartões de crédito são também um poderoso instrumento para estimular o nascimento e manutenção de novas empresas.

Embora não existam dados oficiais sobre isso, sabemos que é muito comum que o microempreendedor dono de uma papelaria, de um pequeno mercado ou de uma loja de roupas utilize seu cartão pessoal ou da empresa para comprar mercadorias para seu estoque, gozando de um prazo de pagamento de mais de 30 dias ou mesmo de parcelamento. Na prática, esta é a forma mais simples que existe de obter capital de giro, sem precisar recorrer às salgadas linhas de crédito ofertadas pelos bancos.

Há também os cartões criados especificamente para pequenos e médios empresários. São meios de pagamento que encurtam o caminho entre o pequeno empreendedor e os bancos de fomento, eliminando a burocracia. Bom exemplo é o Cartão Visa BNDES, que passará a ser oferecido pelo Banco do Nordeste aos empreendedores da região e será processado pela CSU CardSystem. Com este cartão na mão, milhares de micro e pequenos empreendedores terão acesso a uma rede para a compra de produtos, serviços ou equipamentos para seus negócios, podendo usufruir de condições de pagamento mais fáceis e mais baratas.

O cartão de crédito, hoje apontado como um dos vilões do consumo desenfreado no País é, na realidade, um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico. Bem utilizado, ajuda a gerar emprego e renda.

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