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Perguntas Frequentes

perguntas frequentes

TEF

P. O que significa ‘Erro pinpad 31’?

R. Este erro ocorre quando o equipamento pin pad não está sendo reconhecido pelo porta serial ou USB. Nesse caso, é necessário consultar no gerenciador de dispositivos a porta correta em que o pin pad se encontra.
Para pin pad’s USB também é necessária a instalação do driver USB fornecido pelo fabricante do equipamento.
 

P. No relatório Sitef® a transação consta como Canc.PDV. O que isso significa?

R. Significa que a transação foi cancelada pelo ponto de venda. Isso ocorre quando o sistema de frente de caixa identifica algum problema na impressão ou em validações internas e envia ao Sitef® uma autorização para que aborte a transação, ficando assim com o status Canc.PDV.

P. O que é BIN?

R. Bank Identification Number (Número de Identificação Bancária). Ele corresponde aos seis primeiros dígitos do cartão.

P. O que é uma adquirente?

R. Adquirentes são empresas autorizadoras de cartão de crédito e débito, como, por exemplo, a Rede, Cielo, GetNet, Stone, Global Payments, Safra, entre outras.

P. O que é uma transação com status Canc.TIM?
R. Canc.TIM = Cancelada Time Out / tempo esgotado.
São transações que, por algum motivo de falta de comunicação, não chegaram a ser enviadas para a aprovação ou reprovação da adquirente, sendo, nesse caso, necessário verificar a conexão com a internet do local ou o status da VPN.
 

 

P. O que significa ‘Sem comunicação com Sitef® (PDV à Servidor)’?

R. Possivelmente o servidor possui um bloqueio de portas (Firewall) que está impedindo a comunicação entre o PDV e o servidor. Nesse caso, solicite que a equipe de TI libere a porta 4096 TCP.
Você deve verificar também se o PDV e o servidor encontram-se na mesma rede para que possa realizar um ping do PDV ao Servidor,. Caso dê positivo, realize um telnet do PDV ao servidor na porta 4096. Recomendamos que a equipe de TI verifique se o IP do servidor está configurado como estático, pois em ambientes em que o IP está dinâmico, pode ocorrer  falta de comunicação, devido a uma pré-configuração realizada no sistema de frente de caixa.
 

P. Por que está aparecendo a mensagem “modo inválido” ou “cartão não configurado”?

R. Estas mensagens aparecem quando o BIN do cartão não está incluso na tabela do adquirente, sendo necessário a realização de uma carga de tabelas mediante a liberação do adquirente.
Também pode ocorrer quando a modalidade de pagamento não corresponde com a modalidade do cartão. Por exemplo: quando o operador seleciona pagamento em débito no aplicativo frente de caixa, porém o cliente final insere um cartão de crédito.

P. Qual a finalidade da carga de tabelas?

R. "Descer" para o Sitef® a relação / range  de BIN’s que serão aceitos pelo adquirente. Em casos específicos, serve também para "descer" novos produtos (bandeiras) que o cliente possa ter negociado junto ao adquirente.

POS / NAVS

P. Aparece a mensagem “SEM SUCESSO NA CONEXÃO COM O SERVIDOR” na tela do POS. O que fazer?

R. Acesse o menu do NAVS e confirme suas configurações na opção “servidor”.

 

P. Como fazer a instalação dos drivers de atualização (OS, EOS e CTLS)?

R. O cliente receberá um pacote de drivers de acordo com o modelo do POS. O arquivo geralmente é enviado por e-mail ou pode ser disponibilizado na nuvem (Google Drive). Quando enviado por e-mail, vai no formato TXT – nesse caso, renomeie o arquivo para .zip. Depois, vá em extrair o arquivo, mova a pasta VERIFONE para a raiz do pen drive e plug o pen drive no POS.

P. Meu POS está com TAMPER. O que é isso?

R. TAMPER é um alarme de segurança do POS que foi acionado. Isso ocorre quando o POS é violado ou sofre alguma queda brusca, ou quando é instalado algum arquivo não compatível com o Sistema Operacional (SO).

P. O Modem Profile está com erro. Como resolver?

R. Solicite através do e-mail suporte.pos@skytef.com.br um driver de atualização do modem. Se após instalar o drive o problema não for resolvido, o POS deverá seguir para manutenção.

P. O que é POS?

R. POS ou PoS é um ponto de venda ou ponto de serviço (do inglês: Point of Sale ou Point of Service). São as máquinas de cartão de crédito, débito e outros terminais eletrônicos de vendas.

P. Quando inicio o meu POS, fica na tela o logo do NAVS. Qual pode ser o problema?

R. O POS pode estar tentando licenciar. Garanta uma conexão com uma rede de dados, configurando os parâmetros no menu do NAVS (pressionar # por 5 segundos).

P. Tenho uma dúvida com a linguagem LUA. Podem me ajudar?

R. Muitas das dúvidas relacionadas à linguagem LUA podem ser sanadas no site “lua-users.org”. Um modelo de busca sugerido na web é “função desejada lua users”. Deste modo, a busca será direcionada ao site lua-users e você encontrará respostas objetivas e concretas. A versão da linguagem LUA utilizada é a 5.1.

P. Tenho uma dúvida com o SQ Lite. Podem me ajudar?

R. A versão utilizada de SQ Lite é a 3. Procure um exemplo de utilização ou solicite por e-mail.

P. Tenho uma dúvida com um comando específico do NAVS.
 

Opção 1: Buscar no manual do NAVS, http://www.skytef.com.br/adm/uploads/userfiles/images/PDF/NAVS_2018_08_03-V_1_39_5.pdf
Opção 2: Envie um e-mail para suporte.pos@skytef.com.br informando a linha de código que contém o comando exatamente na forma como ele está sendo utilizado. Detalhe qual é o resultado esperado pela sua aplicação, e o que está obtendo com a utilização do comando. Se possível, acrescente um vídeo ao chamado. Isso facilita e torna o atendimento mais ágil e preciso.

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